Orçamento

Antes de tudo: orçamento e controle de gastos

Criando um orçamento realista com uma renda fixa e limitada

Em um momento da vida, o trabalho, os estudos e a vida pessoal convergem entre si e às vezes isso pode até se tornar desesperador.

Para começar a organizar as suas finanças do jeito certo, o ideal é iniciar fazendo o seu orçamento e o controle de gastos. São eles que vão mostrar o quanto você tem de renda e quais os seus gastos.

Entendendo as suas finanças

Para começar a sua jornada financeira, inicie com uma compreensão completa da sua renda e despesas. Anote todas as fontes de renda, como bolsas, estágios, assistência dos pais e outras. Em seguida, liste as suas despesas mensais, desde o aluguel do imóvel onde mora, meio de transporte, gastos com água, energia, mensalidade do seu curso e até despesas menores, como entretenimento e o café da manhã fora de casa, por exemplo.

Estabelecendo as prioridades

Com as finanças claramente organizadas e pontuadas, é preciso estabelecer quais são as suas prioridades. Para isso, determine quais despesas são essenciais, como moradia e alimentação, e quais delas são mais flexíveis, ou seja, que não interferem no seu dia a dia.

Esse é o primeiro passo para evitar gastos excessivos, garantindo que você possa atender às suas necessidades fundamentais e ainda terminar o mês com algum dinheiro extra.

Monitorando e ajustando

É essencial acompanhar os seus gastos regularmente e compará-los com o seu orçamento inicial. Com isso, você poderá fazer ajustes e realocar a sua renda para o que for necessário.

Conforme você ganha experiência no assunto, aprenderá a otimizar ainda mais o seu orçamento e maximizar as suas economias.